sexta-feira, março 11, 2011

Centro - oeste

 A cultura da região centro-oeste é bem diversificada. Um dos símbolos de cultura é:
  •  A Procissão do fogaréu que é realizada pela cidade de Goiás na quarta feira da páscoa da semana santa. Esse evento simboliza a busca e a prisão de Cristo.
  •  A culinária destaca-se pelos pratos típicos, como a galinhada com pequi e guariroba, o empadão goiano e os diversos frutos do cerrado.
  •  Uma dança muito típica é o cururu, que pode ser dançado ou em forma de desafio entre violeiros. A dança é realizada somente por homens em círculos, ao som da viola de cocho, o reco-reco e o ganzá.
  •  Já os desafios são feitos por dois repentistas, e o tempo é determinado pelo público. É um evento realizado, principalmente, durante as festas do Divino e de São Benedito.


Fonte



           Strella
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário